domingo, 27 de setembro de 2009

AULA IMAGINÁRIA UAB/UnB

UAB – UNB
CURSO: MÚSICA
PÓLO: PORTO NACIONAL
ACADÊMICO: LUIZ CARLOS DOS SANTOS


TAREFA SEMANA 4

OBJETIVO:

Fazer com que o aluno tenha a vivência da teoria, da prática, do uso do corpo para sintetizar os sons e ritmos.
Ministrar uma aula utilizando e misturando os elementos da música dita como clássica, a música popular e a musica experimental percussiva.
Tudo isso numa peça elaborada para que todos participem e apreciem o momento e nuances musicais interagir em todo contexto.


PROCEDIMENTOS:


Primeiro passo é saber dos talentos de cada um e facilidades;
Procurar utilizar de cada um o talento natural como, por exemplo, cantar ter ritmo, tocar com maior facilidade, ouvido interno e liderança com criatividade elaborativa.
Seguindo estes parâmetros organizo o “time” e começo a criar o tema que será de tal forma: A, B, A improviso e A

O tema começa com alunos usando o corpo numa introdução percussiva usando as mãos peito e estalos de dedos. Uma melodia é inserida junto com a percussão, fazendo melodia que caracteriza a parte A do tema. Em seguida acrescento instrumentos (violão e teclado) harmonizando, e fazendo contraponto com a melodia vocal. Voltamos à parte A agora com o acréscimo de letra, preparamos a ponte para o improviso que será executado por três alunos cantado em vozes modo gregoriano, finalizado o improviso voltamos à parte A e encerramos com a dinâmica saindo do forte para o piano depois pianíssimo e rallentando.
O tema apresentado será executado por alunos de diferentes faixas etárias com o cuidado de adequar a técnica para cada idade e usando a capacidade artística de todos sem discriminação nem exclusão.

Os elementos são retirados da experiência de audição e visão de vários vídeos com estes elementos didáticos que antes foram estudados e assimilados para o domínio quando a apresentação do tema proposto.
Depois da aula uma entrevista com todos será feita para saber oq eu cada aluno absorveu da experiência em grupo e o que cada um achou da peça e oque faria se fosse o arranjador.
Um questionário será disponibilizado para todos para que assim se saiba o que todos experimentaram e observando a ótica de cada aluno.
Para posterior analise geral, um vídeo da aula será feito com detalhes das performances dos aprendizes.

Também será feito uma nova mostra do mesmo tema só que com todas as funções trocadas isto é o aluno farão outras atividades musicais no tema a livre escolha, e podendo melhorar a performance se assim for de maior proveito para toda a equipe e trocando a ordem das partes da música fazendo uma desconstrução musical consciente para que todos assimilem que tudo se modifica e pode ser melhorado assim inserindo os elementos de composição que é inerente a arte musical.

Para finalizar a aula um debate a respeito de tudo que aconteceu às mudanças os elementos que se modificaram o que ficou bom o que foi substituído o que ficou como base essencial a peça, uma analise de toda estrutura da composição e encerramento sugerindo a todos que cantem um à canção que é de conhecimento de todos para um fechamento musical emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário